LOGO BRANCA

Post: SEBRAE e CASA TRANSITÓRIA Programa de Voluntariado tem avanços na Gestão Estratégica e Responsabilidade Social

Início
Notícias

A Casa Transitória Fabiana de Jesus e o programa de voluntariado do SEBRAE uniram forças para impulsionar o processo de gestão estratégica institucional, alinhando-o com os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança), com foco especial na Governança Corporativa.

Gestão Estratégica e ESG

          O termo ESG refere-se a como as empresas e instituições conduzem a gestão e administração de todos os seus processos. Isso implica em operar de forma transparente, respeitando um código de conduta e ética rigoroso. A parceria entre a Casa Transitória e o SEBRAE teve como objetivo fortalecer esses princípios no âmbito da organização.

Colaboração e Trabalho Conjunto

          Entre os meses de junho, julho e agosto, um total de 16 horas de trabalho foram dedicadas à análise do planejamento estratégico institucional, com foco nas três linhas de atuação da Casa Transitória. A colaboração envolveu a Diretoria Administrativa, voluntários e o setor de Serviço Social, que é responsável por implementar a agenda ESG na instituição, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Terceiro Setor e Governança Corporativa

          O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) destaca que as organizações do terceiro setor possuem características específicas que requerem uma abordagem singular na gestão. A presidente da Casa Transitória, Olivia Savi, enfatiza o compromisso da organização em seguir os padrões nacionais e internacionais de gestão corporativa para o terceiro setor, com responsabilidade e transparência. Ela ressalta, o contínuo aprimoramento das ações, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Agenda 2030 e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

          A Assistente Social, Ana Paula Rocha Ohata, destaca a importância da Agenda 2030 da ONU como um desafio para toda a sociedade. Ela enfatiza que a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável depende da colaboração de todos os setores, público e privado. “Organizações da Sociedade Civil, como a Casa Transitória, desempenham um papel fundamental na busca por alcançar os ODS, pois estão diretamente envolvidas com as comunidades e as populações vulneráveis, trabalhando para melhorar a qualidade de vida de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, seja ela emocional, social ou econômica”, finaliza Ana.

          A parceria entre a Casa Transitória e o SEBRAE é um exemplo de como a união de esforços pode levar a avanços significativos na gestão estratégica e no compromisso com a responsabilidade social. “Essa colaboração não apenas fortalece a organização, mas também impacta positivamente a vida daqueles que mais precisam”, comenta Olivia.

Rafisa Ramos

Rafisa Ramos

Jornalista apaixonada por espalhar leveza, somar alegrias e contar histórias. Como voluntária, estou aqui para contribuir e trazer novidades aos leitores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *