Conheça a instituição
1959
1960
História
História
Em uma época onde não se tinha assistência social, a distribuição de alimentos e suporte a família fazia-se necessário. A Casa Transitória Fabiana de Jesus começava a sua história.
Em 1959 há um registro nas proximidades do arroio São João de Maria na Vila Ana Rita, antiga Vilela – Ponta Grossa (PR).
O alimento era levado para essas famílias por um grupo de jovens com o intuito de ajudar o próximo. Tudo era acompanhado de uma boa conversa para nutrindo o corpo, a mente a alma.
No início o preparo da sopa era feito nas casas dos voluntários e os alimentos na época eram entregues em sacolas de pano as pessoas da comunidade.
Por alguns anos foi assim, mas no dia 05 de agosto de 1960, as obras do Recando de Nazaré passaram a ter a denominação definitiva de Casa Transitória Fabiana de Jesus. O objetivo principal, na época, era alimentação e as chamadas “conversas educativas”.
Ainda não havia sido construída a primeira casa. No local foram erguidas as primeiras cercas de madeira para que o grande projeto assistencial pudesse ser concretizado no futuro.
A primeira casa!
O desprendimento, o amor pelo bem, a dedicação para auxiliar são alguns atributos para começarmos a falar do Senhor Elisiário.
Assim como histórias e famílias se estruturavam, um novo espaço precisou ser erguido.
Sr. Elisiário Carmargo de Mello, idealizador da entrega das sopas a comunidade, serrando uma tábua para construção da primeira casa de sopa em junho. Há 61 anos.
Seu reconhecimento é registrado e permanecente em cada família transformada pela bondade, doação e voluntariado. Elisiário foi homenageado publicamente por seus familiares, amigos e famílias que reconheceram seu trabalho e, também, o considerava como da família.
Crescer para acolher ainda mais famílias que precisam de apoio. Construir a nova Casa foi uma mobilização da diretoria e voluntários da época. A antiga casa de madeira feita pelas mãos do Sr. Elisiário não acomodava a todos. Um espaço maior possibilitaria novos projetos, novos programas sociais, mais conforto, mais assistência a quem merece.
Uma casa que não tinha nada, mas fazia de tudo.
As primeiras paredes começaram a ser levantadas, de tijolo em tijolo novos caminhos começaram a ser trilhados.
A assistência social não deve parar de crescer.
Idealizadores
Cuidando do nosso futuro: crianças.
A Casa Transitória Fabiana de Jesus iniciou suas atividades em 11 de abril de 1959, como um departamento da Mansão Bezerra de Menezes, na época, conhecida como “Escola Espírita Alvorada Nova”.
Após a construção da Casa, os trabalhos eram de característica assistencial e filantrópica com a distribuição de sopas aos sábados, procedida por conversas educacionais com famílias e visitas eram realizadas em domicílio aos lares carentes, na antiga favela do Olho D’ Água São João Maria (atualmente, na Vila Vilela).
A medida que a instituição expandiu suas atividades devido ao voluntariado, as mães e suas crianças eram atendidas semanalmente por médicos voluntários que examinavam, prescreviam medicamentos e a fórmula infantil, o leite em pó, para reforçar e equilibrar a nutrição da criança, deixando e distanciando o quadro de desnutrição, assegurando o desenvolvimento saudável das crianças.
O bem-estar era para a criança e a tranquilidade que seu filho ficasse mais saudável era para a mãe.
Em famílias mais carentes, a qual a gestante vivesse em vulnerabilidade social, elas recebem aulas de crochê com as voluntárias para aprender a confeccionar, durante o período de gestação, o enxoval do seu próprio bebê.
A sopa alimenta o corpo e a alma.
À medida que voluntários se dedicavam a transformar vidas, uma variedade de projetos ganhava vida. Aulas de informática e cursos de corte de cabelo surgiram para abrir portas no mercado de trabalho. Aulas de música foram oferecidas para os apaixonados por arte, enquanto campeonatos esportivos foram organizados para os jovens atletas.
Nossa identidade carrega a palavra “transitória”, reconhecendo que a jornada dos nossos assistidos é passageira. Mas “transitória” também significa esperança. Sempre enxergamos um futuro promissor para cada pessoa que passou por aqui. Dedicamo-nos intensamente para impulsionar vidas.
atualmente
Casa Transitória
Fabiana de Jesus
Uma organização com o mesmo propósito do início: melhorar a qualidade de vida de pessoas por meio da alimentação, saúde e educação. Saciando a fome de uma boa refeição que alimenta o corpo, alma e o espírito.
Durante os 60 anos de funcionamento, foram desenvolvidos diversos programas de acompanhamento a população local, como programa da sopa, programa do bebê, clube de mães com foco no empreendedorismo social para mulheres e outras ações para a saúde e assistência social a comunidade.
Quanto a nós, depois de 60 anos com seus princípios do espiritismo, continuaremos a servir sopa a quem tem fome, aquecer quem tem frio, educar quem pede por educação, transformar e multiplicar quem deseja ser multiplicador.
O Ateliê Transitória
O novo espaço da instituição com o propósito de ser um negócio autossustentável e benéfico para as mulheres artesãs que participam do projeto Gerando Renda, tanto psicologicamente quando financeiramente.
Voluntárias ensinam outras mulheres a bordar, costurar e a precificar seus produtos. Mostramos a elas que o trabalho delas tem valor e que as pessoas não vão comprar por pena, mas porque aquele artesanato é supervalioso, afinal ele é único e carrega a história da artesã que produziu.
Muitas chegam aqui com quadros de depressão e, quando começam a falar, compartilhando seus problemas em nossas atividades em grupo, elas também se curam. O trabalho melhora a autoestima, incentiva o empoderamento e ajuda a saúde mental dessas mulheres.
Em toda venda de cada produto do Ateliê Transitória, o valor é dividido entre a artesã, instituição e o Programa de Segurança Alimentar.
HOJE
Porcentagem da Artesã
Manutenção do Ateliê Transitória
Compra de alimentos
Voluntariado
Mãos transformadoras.
Pessoas dispostas a doar seu tempo, conhecimento e sorriso para fazer a diferença na vida de alguém e no mundo. Estamos aqui por um propósito: transformar e impactar a vida das pessoas é o da Casa Transitória Fabiana de Jesus. E o seu?
Voluntária Lucimara A. de Sá da Silva
Quando se é voluntário e ajuda pessoa que precisam, quem está sendo ajudado, na verdade, é nós mesmos.
Empresas apoiadoras
Deseja fortalecer a Responsabilidade Social na sua empresa e ajudar mais familias?
Receba uma consultoria profissional sobre ODS, Responsabilidade Social e seja reconhecida como uma empresa social!