Post: Tornar-se um voluntário é mais simples do que você imagina

Home
Notícias

Desde criança somos incentivados a auxiliar o próximo através de campanhas e atividades escolares, na decisão de doar roupas e brinquedos.

Esta ação provoca um sentimento de alegria e gratidão, aumentando a liberação de dopamina e serotonina que são hormônios responsáveis pela felicidade e o bem estar. Esses dados estão descritos no estudo realizado pela Universidade de Oxford, em 2005.

Fazer um trabalho voluntário só faz bem! Dedicar o seu tempo a uma atividade que faz total diferença na vida de pessoas e no mundo, traz benefícios, confira o conteúdo que preparamos para você!

Aprender coisas novas:
Quando você decide se voluntariar, você tem contato com muitas pessoas e histórias. A melhor maneira de aprender algo é através do diálogo e da troca de experiencias, não é? Convivendo com pessoas de uma instituição ou comunidade, você está em constante aprendizado e as chances de aprender e descobrir novas habilidades são grandes. É muito comum as pessoas aprenderem a fazer artesanatos, cozinhar, tocar algum instrumento ou aprender como falar um novo idioma, por exemplo.

Fazer o bem:
Cozinhar para uma comunidade, ensinar o que você aprendeu ou ajudar da maneira mais simples que possa ser, é o melhor exemplo que possamos demonstrar para uma pessoa o quão importante ela é. Fazer o bem ao próximo é uma dádiva!

Superar desafios:
Permita-se aceitar os desafios saudáveis que são apresentados quando estamos desenvolvendo algum trabalho voluntário. Isto favorece o aperfeiçoamento de nossas habilidades e a descoberta de novas formas de agir.
Ao se voluntariar, você pode se desafiar constantemente a conquistar suas realizações pessoais ao praticar suas habilidades. Permita-se aceitar os desafios saudáveis que são apresentados a você.

Se divertir
Os voluntários se divertem, vivem momentos que marcam e criam laços de amizades incríveis! Imagina poder conviver com pessoas que lutam, junto com você, por um mundo melhor?

Ganhar a autoconfiança
Ser voluntário contribui para autoconfiança. Quando vemos os resultados positivos de uma ação em que você contribuiu para que ela acontecesse, é a satisfação do dever cumprido. Compartilhe suas ideias com seus colegas, isso exercita a sua autoconfiança e essa contribuição pode agregar muito nas atividades da instituição.

Você já imaginou como os voluntários da Casa Transitória se sentem quando recebem algum prêmio ou alguma doação? É a sensação de estar fazendo a diferença. A voluntária Lucimara A. de Sá da Silva dedica-se para ensinar mulheres desde 2009 na Casa Transitória. Ela fala uma frase que gostamos muito.

“A gente acha que sendo voluntário, nós só estamos ajudando, mas acredito que seja o contrário. Você sendo voluntário é você quem está sendo ajudado.”

– Voluntária Lucimara A. de Sá da Silva

Confira a fala da Lucimara e mais alguns depoimentos das voluntárias e frequentadores do programa de artesanatos da Casa Transitória Fabiana de Jesus.

Diego Brabosa

Diego Brabosa

Estou aqui para compartilhar com todos vocês o que acontece na Casa Transitória Fabiana de Jesus. Curto mesmo escrever e contar as novidades que acontecem aqui enquanto ouço aquele playlist! 🧐

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *